FELIPE VAI AO MUSEU COM O GAIAH: LEIA O RELATO COMPLETO
Olá! Sou Felipe Jesus de Oliveira, aluno do nono ano da escola EMEF Carmelina de Castro Rinco e estou aqui para comentar sobre um passeio que frequentei e gostaria que todos soubessem.
Sou um aluno participante do GAIAH (Centro de Gestão e apoio inclusivo as Altas habilidades/superdotação) e participei do meu primeiro passeio fazendo parte dessa fundação dia 12/Abril/2024, espero que gostem dos meus comentários. Para mais detalhes, vocês podem me procurar pessoalmente ou entrar no site dos locais que visitei. Para não ser algo muito longevo e extremamente chato de ler, irei falar sobre 3 atrações do museu e coisas que aconteceram na casa de gênios (segundo local que visitamos no mesmo dia). ;)
Museu Catavento
Aposto que muitos de vocês já conhecem o famoso Museu Catavento inaugurado em março do ano de 2009 , o museu fica localizado na cidade de São Paulo e é aproximadamente à 1 hora e 20 minutos de carro da escola até o museu, por fora ele parece extremamente pequeno, mas, por dentro tem 3 andares e é enorme! Bom, vamos para as atrações.
Gerador de Van de Graaff
O nome pode parecer extremamente estranho e bizarro para vocês mas o gerador de Van de Graaff não é nada mais nada menos que a famoso esfera eletrizada na qual você coloca a mão e seus cabelos começam a subir, embora no dia que fui eu estava com o cabelo preso, foi extremamente engraçado ver o cabelo das outras pessoas levantar tão fácilmente, 2 borrachas geram atrito entre um cano pvc criando uma forte corrente elétrica de até 200.000 volts mas não se assuste, caso você tome um choque, o choque será indolor por conta dos baixos amperes (muuuuuuito menor que a quantidade de amperes da tomada).
Laboratório de Química
Minha atração favorita do Museu Catavento, Um professor levou-nos para uma sala com um balcão no centro e nos sentamos para olhar a apresentação, um dos meus truques favoritos que foi apresentado foi que mudaram a cor do fogo na nossa frente! E outro experimento incrível (embora eu tenha me assustado nesse) foi uma bomba de hidrogênio e oxigênio em um balão (até fez o ouvido zumbir)!
Seção de Biologia
Na seção de biologia, vimos uma espécie de gaiola com gravetos dentro, a propósito não achamos que era nada até vermos os gravetos se mexerem, a instrutora perguntou quantos bichos-pau contamos e todos falaram 5 e ela revelou que tinham 10 bichos-pau! Na mesma seção vimos aranhas, conchas e até mesmo corais vivos se mexendo!
Casa dos gênios
Agora indo um pouco mais longe de São Paulo, fomos para São Bernardo do Campo visitar um “escape room”
Caso não saibam o que é, escape room é um local onde você é trancado em uma sala e tem que resolver enigmas para poder sair procurando pistas, cadeados, vozes, etc.
Haviam 3 escape rooms e minha equipe ficou com a escape room do empresário Thomas Edison, de princípio eu entrei na sala procurando cadeados até que tomei um susto com o instrutor atrás de mim contando a história do museu do Thomas Edison, ri da situação e começamos a caçada por pistas, de início foi MUITO difícil pois cada um tentava resolver o enigma por si mesmo, não como uma equipe, logo que passamos para a segunda sala comecei a organizar todos e atribuir tarefas a cada um para terminarmos em maior tempo e com mais facilidade, recomendo imensamente que vocês experimentem um escape room, ah, e uma dica, escutem o instrutor, minha equipe não conseguiu avançar rápido pois não estávamos escutando o instrutor que estava dando dicas óbvias além disso, sempre se atente aos cadeados, cada um abre de uma maneira diferente, sugiro imensamente que vocês tenham a oportunidade de ir para tal lugar <3!
Bom dia, boa tarde, boa noite e boa semana a todos!
Orientação de Amanda Araújo Gatto