4° ano realiza a leitura da autobiografia de Júlio Emilio Braz.
Na EMEF Carmelina de Castro Rinco gostamos muito de realizar a leitura de livros com os alunos e alunas, para que desenvolvam a sua competência leitora e também o gosto pela leitura.
Pensando nisso, a professora Silmara, da turma do 4° ano, está realizando a leitura da autobiografia do escritor Júlio Emilio Braz junto de sua turma, levando-os ao parque e fazendo uma roda de leitura.
Sobre Júlio, segundo o portal Literafro, é um dos “prolíficos autores da literatura infantil e juvenil contemporânea. Júlio Emílio Braz nasceu em abril de 1959, na cidade de Manhumirim-MG. Aos cinco anos foi para o Rio de Janeiro. Aprendeu a ler sozinho, aos seis anos de idade, através das revistas de terror a que tinha acesso.”.
Além disso, ainda segundo o portal, “grande parte de sua obra discorre sobre a miséria das ruas, a sexualidade, o preconceito racial, a violência e outros aspectos que seguem o mesmo viés.”. O autor justifica a abordagem destas temáticas, pois, segundo ele, “os jovens do meu país têm direito de saber como ele realmente é, até para mudá-lo no que ele tem de ruim e aprimorá-lo no que ele certamente tem de bom. Por isso, gosto tanto de abordar tal temática em meus livros.”.
A leitura da autobiografia de Júlio tem outros pontos muito importantes e interessantes que você não pode deixar de ler! Você da escola, que recebeu sua coleção Black Power o ano passado, não deixe de apreciar.
Certamente, esse momento de leitura ao ar livre, realizado pelo 4° ano com a professora Silmara, ficará na memória de seus alunos e alunas.
Fonte: http://www.letras.ufmg.br/literafro/autores/1175-julio-emilio-braz
Orientação de Amanda Araújo Gatto