MUSEU EXPLORATÓRIO “VIVA CIÊNCIA”: RELATO DA ALUNA RAFAELA (6° ANO) e PROFESSORA DAYANE
No dia 07/06 chegamos na escola e tivemos um pouco de matemática e fomos para sala de geografia.
Nos preparamos para ir almoçar mais cedo porque não daria pra comer no intervalo 09:45. O ônibus chegou e fomos para o museu exploratório que tinha muitas coisas explicando sobre os animais: lá tinha cobra que a gente conseguia pegar na mão, a cobra era a pantherophis laranja, que conseguimos colocar no pescoço e pegar na mão. Além disso, tinha a cobra da terra que só podia pegar na mão, só não podia colocar no pescoço, porque, como ela é da terra, ela não consegue ficar no pescoço, igual a pantherophis.
Também tinha uma explicação de como os corpos se decompõem por meio de fungos e bactérias com um boneco, também tinha uma explicação de como a abelha pega o pólen das plantas para fabricar o mel e tinha um sapo lá e outras coisas mais.
Depois de ver animais e explicações das coisas, fomos para o segundo andar do prédio e fizemos uma brincadeira de fazer como se fosse um paraquedas para um mini astronauta que era um boneco, e um grupo só ganhou, os astronautas dos outros grupos caíram. Também ganhamos um pequeno astronauta, e antes de voltarmos para a escola, comemos os lanches que a escola deu e depois fomos para o ônibus. Chegamos na escola era 12:15 esperamos dar 12:20 e fomos para nossas casas.
Leia também a contribuição da professora Dayane sobre o que aconteceu no evento “Viva Ciência”:
No primeiro momento da visita foi possível transitar livremente entre as exposições disponíveis:
-O incrível mundo dos insetos peritos
-Ecos do passado
-Você sabe o que é um herbário?
-O fantástico mundo dos sapos
-Interagindo com o museu de história natural
-Simulando o mundo em blocos
Após esse momento, os alunos e alunas vivenciaram uma oficina de aterrissagem interplanetária. Receberam o desafio de construir um foguete que permitisse o astronauta aterrissar sem cair.
Foram momentos incríveis de aprendizado e muitas descobertas.
Orientação de Amanda Araújo Gatto